As praias mais bonitas da Europa: duas são portuguesas!
Praia, mar, areia… O que é que faz de uma praia a praia perfeita? É difícil chegar a uma conclusão porque, evidentemente, cada um de nós tem as suas preferências e, inclusive, há até quem não seja muito fã. No entanto, a verdade é que grande parte da população gosta de uma boa praia!
Das mais secretas às mais populares, com o areal mais branco ou as que têm a água mais quente, as melhores para surf ou só para ficar a relaxar. São inúmeras as opções espalhadas pelo mundo inteiro e ainda bem. Existem praias para todos os gostos! Mas quais serão as mais bonitas? Bem perto de nós, foram selecionadas pela conceituada revista americana Conde Naste Traveller as 25 praias mais bonitas da Europa e, como não poderia deixar de ser, Portugal está na lista! Curioso para saber quais são?
Turquia
Oludeniz, também conhecida como Lagoa Azul, é uma das praias mais bonitas da Turquia e da Europa. Com águas azuis, paisagens inacreditáveis e clima estável, este é também um local de eleição para voar de parapente.
França
Ambas no sul de França, são duas praias diferentes, mas igualmente belas! Porquerolles, além de ser uma ilha de cenário completamente idílico, é uma ilha onde não são permitidos carros e onde encontra uma paz sem igual. Já Biarritz é considerado um refúgio para membros da realeza, celebridades e destino muito procurado por surfistas.
Itália
Localizada entre Portofino e Camogli, San Fruttuoso é um paraíso escondido que ainda poucos conhecem. E se continuamos na procura de praias italianas lindas, mas calmas e com menos confusão, Scala dei Turchi, na Sicilia, é o ideal, com um cenário que combina areia dourada, com o azul do mar e o cinza das rochas. Já a Cala Goloritzé, na Sardenha, é uma das praias mais populares de Itália, mas é também uma das mais bonitas e foi considerada Património Mundial da UNESCO em 1995.
Islândia
De certeza que quando pensa na Islândia, não imagina um destino de praia. Na verdade, aqui não encontra o típico cenário, mas consegue encontrar duas praias absolutamente impressionantes. Ambas de areia vulcânica, na Praia Diamante consegue até encontrar vários pedaços de gelo espalhados pelo areal.
Croácia
Pela Croácia, a Praia Nugal é uma praia escondida onde para lá chegar precisa de fazer uma caminhada de, aproximadamente, 40 minutos pelo meio da floresta. Mas se vale a pena? Vale totalmente a pena! Já em Zlatni Rat encontra o local ideal para se sentir no paraíso enquanto relaxa ou pratica atividades como stand-up paddle ou jet ski.
Noruega
Se não soubesse que se tratava de uma praia da Noruega, a Praia Haukland poderia passar facilmente por ser uma praia do sul da Europa. Água azul, uma das areias mais brancas do mundo e, de inverno, apesar de não ser apelativo a mergulhos, pode até conseguir ver uma aurora boreal.
Montenegro
Desde os anos 60 que esta praia é escolhida por celebridades. E, de fato, Sveti Stefan parece saída de um filme! Aquela que outrora foi uma pequena vila de pescadores, atualmente, é o ex-libris de Montenegro.
Grécia
Uma praia com areal cor-de-rosa e água azul turquesa. É preciso dizer mais sobre a Praia Elafonisi, em Creta, ou já ficou convencido? Se preferir praias isoladas, para ter acesso ao areal da Praia Navagio, em Zakynthos, só o conseguirá de barco, mas também consegue ficar sem palavras com a beleza desta praia através de uma vista imperdível nas falésias. E é impossível falar em praias da Grécia e praias mais bonitas da Europa sem falar de Sarakiniko, em Milos, onde as imensas rochas que se veem fazem lembrar um cenário lunar.
Suécia
Outra praia não tão típica, mas de visita obrigatória pelo menos uma vez na vida! Fårö é uma pitoresca ilha feita de calcário, repleta de formações rochosas e é um local onde até já foram filmados vários filmes e séries.
Espanha
Aqui tão perto de nós, Menorca dispensa apresentações, mas não elogios! Caminhe pelos vários trilhos e falésias e encontre em Cala Macarella uma praia de sonho que, apesar de não ser muito grande, faz frente a qualquer gigante pela sua beleza sem fim.
Inglaterra
Durdle Door não é apenas uma praia lindíssima, como tem também uma excelente qualidade da água. Além disso, faz parte da Costa Jurássica que é património mundial da UNESCO. Cornwall fica apenas a 5 horas, de carro, de Londres e as falésias em seu redor criam um ambiente perfeito para umas belas horas de praia.
Irlanda do Norte
Apesar de linda, esta também não é a típica praia de ficar deitado na areia. Repleta de rochas que formam imponentes colunas no meio da água, reza a lenda que essas colunas foram construídas por um gigante chamado Finn McColl. Lenda ou não, a verdade é que Giant’s Causeway é uma praia merece a nossa visita.
Chipre
Uma água incrivelmente clara, uma floresta em redor e imensas caves e grutas para explorar no meio da água: isso é o que pode encontrar em Cape Greco! Para conhecer as grutas pode fazê-lo a caminhar durante a maré baixa, mas, naturalmente, tenha sempre todo o cuidado e atenção à subida das marés.
Dinamarca
Se é daqueles que gosta de ficar até ao pôr-do-sol na praia, então, em Tisvilde, vai ter muito que esperar! No verão, depois das 22h ainda é de dia na Dinamarca por isso, terá muito tempo para desfrutar desta praia. Mas como uma paisagem destas, isso não é um problema certo?
Escócia
No coração das Hébridas Exteriores, encontra Luskentyre Sands, na Ilha de Harris. Um pequeno paraíso a norte capaz de surpreender os mais céticos em relação à qualidade das praias escocesas que, inclusive, se podem tornar muito quentes devido às correntes vindas do golfo.
Portugal
Se dúvidas restassem que as nossas praias algarvias são do melhor que há, agora caíram todas por terra com a eleição da Praia da Marinha, na Lagoa, e da Praia da Falésia, em Albufeira, como duas das mais bonitas praias da Europa. O Algarve é um clássico que nunca sai de moda e que nunca deixa de encantar! Desafie-se na Praia da Marinha a encontrar o coração que se forma nas rochas ou deixe-se encantar pelas falésias vermelho-alaranjadas com flores da Praia da Falésia.
Concorda com o top 25 das praias mais bonitas da Europa? Todas são completamente merecedoras do estatuto, principalmente, as nossas portuguesas, é claro. Nem todas as praias acima referidas são as praias típicas de muito sol e areal onde pode passar horas bronzear, no entanto, são todas belíssimas e cada uma delas merecem, sem dúvida alguma, uma visita!
Já escolheu qual quer visitar primeiro?