Cidades na Europa com mercados de Natal que talvez desconheça

Joana Santana / Atualizado a

A época natalícia é uma das alturas preferidas do ano para muitos e, por cá, nós somos da opinião que esta deve ser mesmo vivida ao máximo!

Se durante as férias de verão já trouxe presentes das suas viagens para oferecer no natal, não julgamos! Se é outubro e já está prestes a montar a árvore de natal, também não julgamos! Só queremos deixar-lhe um alerta: não se esqueça de marcar a tradicional viagem a destinos com uma dose extra de espírito natalício e que tornam esta época ainda mais mágica.

No entanto, se pensa que já explorou todas as cidades com os melhores mercados de natal da Europa, apresentamos-lhe 9 cidades onde talvez não soubesse que aqui também poderá encontrar o melhor do natal.

Zagreb, Croácia

Zagreb, Croácia, Cidades com mercados de natal que talvez desconheça

Em Zagreb, a capital da Croácia, o mercado de natal transforma completamente a cidade! Aqui, esta época é vivida tão intensamente que, durante três anos seguidos, Zagreb conquistou o título de melhor mercado de natal da Europa. As ruas iluminam-se com milhares de luzes, criando uma atmosfera mágica e o mercado principal instala-se na Praça Ban Jelačić. Este mercado está repleto de barraquinhas que oferecem desde artesanato tradicional até iguarias sazonais, muita animação, concertos e a famosa e tão procurada pista de gelo. Ao passar por aqui, não deixe de saborear a delícia típica chamada fritule (bolinhos de massa frita, muito parecidos com os nossos sonhos de natal) e o kuhano vino (vinho quente).

Rothenburg, Alemanha

Rothenburg, Alemanha, Cidades com mercados de natal que talvez desconheça

Rothenburg, com a sua arquitetura medieval bem preservada, é um destino natalício verdadeiramente único. O mercado de natal que decorre na Praça do Mercado é como um conto de fadas à moda antiga. Vai sentir-se numa verdadeira viagem no tempo! Explore as barraquinhas decoradas com enfeites artesanais, experimente a culinária alemã tradicional, como por exemplo, as salsichas grelhadas e o pão de gengibre, e deixe-se maravilhar com as apresentações folclóricas que remontam a séculos de tradição e que animam a cidade.

Trier, Alemanha

Trier, Alemanha, Cidades com mercados de natal que talvez desconheça

Em Trier, a atmosfera aconchegante do mercado de Natal é acentuada pelo charme da arquitetura romana e medieval da cidade. Considerado dos melhores mercados de natal da Alemanha, as barraquinhas espalhadas pelas praças oferecem uma grande variedade de produtos artesanais, como por exemplo, velas, cerâmicas e brinquedos tradicionais. E para que a experiência seja mesmo autêntica e inesquecível, não pode faltar a degustação dos vinhos locais!

Govone & Asti, Itália

Govone, Itália, Cidades com mercados de natal que talvez desconheça

Os mercados de natal em Govone e Asti destacam-se pela elegância e sofisticação! Govone, em particular, é famoso pelo seu espetacular castelo, que serve como pano de fundo para um mercado de natal repleto de produtos artesanais de alta qualidade. Todo este cenário, faz do mercado de natal de Govone um dos mais bonitos de Itália! Por outro lado, Asti, conhecida pelos seus espumantes, oferece uma verdadeira festa, com deliciosos aromas que se espalham pelo ar e com decorações exuberantes que refletem o toque refinado italiano.

Valkenburg aan de Geul, Países Baixos

Valkenburg aan de Geul oferece uma experiência única, inusitada e verdadeiramente inesquecível ao celebrar o Natal em… grutas subterrâneas! Sim, leu bem! Aqui, além das tradicionais atrações e das ruas iluminadas, existe um mercado subterrâneo! A conjugar o cenário misterioso das grutas, com um espetáculo de luzes e decorações natalícias, o ambiente torna-se verdadeiramente mágico! Apesar do cenário ser incomum, os visitantes podem encontrar os produtos locais e tradicionais da época.

Essen, Alemanha

Enfeito de natal no mercado de Essen, Alemanha

O mercado de Natal em Essen é mesmo muito grande e estende-se por vários quilómetros. Naturalmente que isto também é sinónimo de que há muito para ver e explorar! Este mercado alemão oferece uma variedade impressionante de produtos artesanais, desde joias até decorações de natal únicas. A praça principal é decorada com uma grande árvore de natal, que cria um cenário deslumbrante. No ar sente-se o cheiro a amêndoa torrada e não faltam especialidades culinárias para provar, nem atividades para se perder na atmosfera festiva que invade toda a cidade.

Montbeliard, França

Situado na região da Borgonha, Montbeliard é um tesouro francês menos conhecido, mas que brilha durante a temporada de Natal. O mercado de Natal conhecido como Le Marché de Noël de Montbéliard é famoso pelas decorações deslumbrantes e atmosfera encantadora. Enquanto as luzes festivas adornam as ruas, quem lá passa pode explorar as mais de 140 barraquinhas repletas de artesanato local, produtos culinários deliciosos e presentes únicos. Montbeliard também oferece uma variedade de entretenimento, desde apresentações musicais até contadores de histórias que mergulham os visitantes nas tradições natalícias francesas.

Craiova, Roménia

Craiova, Roménia, Cidades com mercados de natal que talvez desconheça

Craiova, uma cidade romena situada na região de Oltenia, celebra o Natal com grande fervor! O mercado de natal, conhecido como Târgul de Crăciun Craiova, é uma verdadeira montra das tradições romenas. Ao passar por cá, terá a oportunidade de explorar uma grande variedade de produtos artesanais, incluindo cerâmicas, têxteis e objetos de madeira, todos feitos à mão por artesãos locais. A gastronomia romena também está em destaque, com pratos tradicionais como mămăligă (polenta) e sarmale (rolos de repolho recheados). Além disso, são também várias as apresentações folclóricas que proporcionam uma imersão completa nas tradições romenas de Natal.

Gdansk, Polónia

Gdansk, Polónia, Cidades com mercados de natal que talvez desconheça

Pela Polónia, em Gdansk, o Jarmark Bożonarodzeniowy Gdańsk Stare Miasto é o mercado de natal mais bonito da Polónia. Sendo esta uma cidade portuária, este mercado realiza-se à beira-mar o que torna tudo ainda mais mágico. Nas barraquinhas encontra uma grande variedade de produtos, bem como algumas das melhores iguarias polonesas, como pierogi (pastéis recheados) e kielbasa (linguiça). A energia vibrante deste mercado de natal é contagiante e em conjunto com a arquitetura histórica de Gdansk, iluminada pelas luzes cintilantes, é criado o cenário perfeito para um mercado de natal verdadeiramente memorável.

Os mercados de natal são sempre repletos de curiosidades e, acima de tudo, muita magia! Se é um fã deste tipo de viagens, aproveite para explorar também as cidades com mercados de natal menos conhecidas. Não vai ficar desiludido e terá uma experiência única, muito autêntica e claro, inesquecível!