Picos da Europa: o que não pode perder nesta experiência única

Joana Santana / Publicado a

Localizado no norte de Espanha, o Parque Natural dos Picos da Europa é um dos locais mais bonitos de Espanha, da Europa e, provavelmente, até do mundo. Constituído por três grandes maciços, o parque prolonga-se por três regiões espanholas – Astúrias, Cantábria e Leão – e é considerado reserva natural da UNESCO.

Todos os anos, os Picos da Europa recebem milhares de visitantes! Aqui irá confrontar-se com a magnitude da mãe natureza e com paisagens surpreendentes que o deixarão certamente sem palavras. Numa extensão de mais de 67 mil hectares, obviamente terá muito para ver e descobrir em cada local por onde passar, no entanto, existem alguns pontos que são de paragem obrigatória.

Aventure-se pelos Picos da Europa e terá uma experiência verdadeiramente única, mas decore bem o que não pode mesmo perder e tenha uma viagem inesquecível!

Cangas de Onís

Cangas de Onís, Picos da Europa, Espanha

Em tempos capital das Astúrias, Cangas de Onís é um dos destinos mais populares para iniciar a aventura pelos Picos da Europa. Aqui encontra uma pequena povoação que o receberá de braços abertos e vários deliciosos queijos artesanais de comer e chorar por mais. A principal atração de Cangas de Onís é uma ponte romana sobre o rio Sella, que tem pendurada o símbolo asturíense, a Cruz da Vitória. Mas quer uma curiosidade? Apesar de ser apelidada de ponte romana, esta famosa ponte é na verdade uma construção medieval do século XIII.

Covadonga

Lago Enol, Los Lagos, Covadonga, Espanha

Covadonga é uma localidade muito especial! Além de ter uma conotação histórica e religiosa muito forte, Covadonga é a casa dos “Los Lagos”, três incríveis lagos glaciares que são um dos pontos altos da viagem aos Picos da Europa. O lago Enol, o lago La Ercina e o lago Brici são deslumbrantes e oferecem cenários espetaculares. Existem vários trilhos na envolvência dos lagos e as vistas são sempre surpreendentes! No entanto, além dos lagos, uma vez em Covadonga, aproveite para também conhecer a Basílica que é um importante local de peregrinação espanhol e um edifício de arquitetura impressionante. Bem lá perto, espreite também a gruta onde, há muitos anos atrás, se supõe tenha sido o local escolhido pelo líder das Astúrias e dos seus seguidores para se esconderem e protegerem durante a Batalha de Covadonga.

Ruta del Cares

Ruta Del Cares, Picos da Europa, Espanha

Bem no coração dos Picos da Europa, a Ruta del Cares é o trilho pedestre mais emblemático deste parque. Com 12km (mais 12km para voltar para trás), aqui poderá viver uma experiência única no meio de paisagens naturais absurdamente espetaculares. A acompanhar o desfiladeiro do rio Cares, esta rota começa em Poncebos e termina em Caín. Pelo caminho encontra também várias pontes e túneis. Ao aventurar-se nesta caminhada, não se esqueça de levar roupa e calçado adequado, bem como muita água e snacks.

Sotres

Sotres, Cabrales, Espanha

A 1050 metros de altura, Sotres é a localidade mais alta dos Picos da Europa! Esta pitoresca, mas apaixonante aldeia, esteve durante muitos anos isolada, pelo que mantém uma essência pura e verdadeiramente encantadora. As várias casas de pedra, com tradicionais varandas de madeira, enquadradas pela imensidão das montanhas, criam um cenário idílico onde se inspira e expira tranquilidade.

Fuente Dé

Elétrico Fuente Dé, Picos da Europa, Espanha

Não parar em Fuente Dé é como ir a Roma e não ver o Papa. Aqui encontra uma das maiores atrações dos Picos da Europa: o teleférico! Este teleférico, em apenas 4 minutos, liga Fuente Dé ao Miradouro do Cabo, superando uma altitude de 1800 metros. Durante a subida… já imagina como são as vistas, certo? De tirar o fôlego! Fuente Dé é também um excelente ponto de partida para caminhadas – das mais curtas às mais desafiadoras – e para escaladas nas montanhas, caso seja experiente nisso.

Potes

Aldeia Medieval, Potes, Espanha

Potes é uma vila medieval na qual vale a pena dispender algum tempo só para percorrer as ruelas e perder-se nos pormenores. A Torre do Infantado, construída no século XV, e as pontes medievais sobre o rio Quiviesa são as maiores atrações. E porque explorar abre o apetite, a gastronomia tradicional da Cantábria não deixa nada a desejar! Aproveite para experimentar, por exemplo, o cocido lebaniego (um cozido típico de Potes) ou a sobaos pasiegos (um bolo fofo com sabor a limão e toque de rum).

Bulnes

Quando chegar a Bulnes sentir-se-á noutra dimensão! Bulnes é uma pequena vila isolada, onde vivem pouquíssimas pessoas e onde não existem carros. Para lá chegar terá de ir a pé ou de funicular! Como o funicular é subterrâneo, ao escolher esta opção perderá as incríveis vistas do caminho. Assim, o ideal é que suba de funicular, mas que desça a pé. Depois, uma vez na aldeia, é só deixar-se encantar por tudo e por todos! Na zona da pitoresca aldeia de Bulnes, encontra também o trilho que o leva ao icónico Naranjo de Bulnes ou Picu Urriellu, como também é conhecido. Este é uma montanha impressionante e desafiadora que atrai alpinistas de todo o mundo e que, mesmo a quem só vai ver e não escalar, oferece vistas espetaculares e uma beleza excecional.

A nossa vizinha Espanha já nos habitou a presentear-nos com opções incríveis para uns ótimos dias de férias. Seja perto da fronteira ou mais longe, nas ilhas, são vários os destinos capazes de conquistar qualquer um. Os Picos da Europa não são exceção. Muito pelo contrário! Fazer uma viagem pelos Picos da Europa é mesmo daquelas aventuras que se devia fazer pelo menos uma vez na vida. Neste caso, pode explorar os Picos da Europa de várias formas: de carro, de mota, de bicicleta, a pé… No entanto, o fundamental é que o faça sempre em segurança, que respeite sempre todas as regras, que respeite a natureza e que se divirta MUITO!