Cidades fora do radar na Europa
Às vezes apetece-lhe dar uma escapadinha pela nossa Europa, mas já não sabe que cidades visitar? Pois bem, trazemos-lhe um desafio: porque não fugir dos clássicos?
Sabemos bem que existem vários destinos que são de visita obrigatória como, por exemplo, Roma, Paris, Londres, entre muitas outras cidades incríveis. Mas quando lhe faltam ideias ou se simplesmente quer fugir dos locais mais turísticos, existem muito boas opções que o vão surpreender. Descubra connosco 9 cidades, na Europa, que estão fora do radar das mais conhecidas, mas que, no entanto, são apostas perfeitas para uns dias de férias.
Edimburgo, Escócia
Pela Escócia, encontra Edimburgo, uma cidade fascinante! Rica em história e com uma arquitetura impressionante, um dos pontos mais emblemáticos da cidade é o castelo de Edimburgo! Situado no topo de uma colina, proporciona vistas incríveis da cidade e é aqui que pode encontrar a coleção de joias da coroa escocesa. Se for um fã da realeza pode também visitar o Palácio Holyrood, morada oficial da família real na Escócia. Na parte antiga da cidade, encontra ruas estreias e sinuosas. Na parte nova, praças e edifícios de estilo georgiano. A capital escocesa conta também com a Montanha Arthur’s Seat, uma montanha de origem vulcânica que, devido à sua altitude, se torna num miradouro perfeito. Se é um amante de whisky, também não pode deixar de provar o verdadeiro whisky escocês e visitar a Scotch Whisky Experience.
Kotor, Montenegro
Ao visitar Kotor, em Montenegro, vai conhecer uma cidade de estilo medieval, muito bem preservada, cujo o centro histórico é classificado como Património Mundial da UNESCO. Rodeada, em parte, por uma muralha, suba até à Fortaleza de São João e encontre uma vista panorâmica fabulosa da cidade e da baía. A baía de águas azuis cristalinas é acompanhada por uma paisagem montanhosa, que deixa o cenário simplesmente perfeito. Aproveite para dar um mergulho ou fazer um passeio de barco! Quando lhe der fome, delicie-se com a maravilhosa gastronomia de influência mediterrânea onde os frutos do mar, o azeite e os queijos locais são os reis da mesa.
Antuérpia, Bélgica
Se quando pensa na Bélgica, Antuérpia não é das suas primeiras referências, deveria passar a ser! Antuérpia é uma cidade histórica que combina as marcas da idade média e de edifícios renascentistas, com arranha-céus modernos que fazem qualquer um olhar duas vezes. Antuérpia tem vários museus e galerias de arte e é casa de vários artistas e estilistas de moda. O porto é um dos maiores portos da Europa e é extremamente fundamental para o comércio internacional. A Catedral de Nossa Senhora é uma das principais atrações da cidade e é uma imponente catedral de estilo gótico com pinturas de vários pintores famosos, como é o caso do alemão Rubens.
Riga, Letónia
Com um passado forte que ainda se faz notar, Riga é uma cidade apaixonante que deixa qualquer um boquiaberto. Ao vaguear pelas ruas vai encontrar alguns dos edifícios mais bonitos, ou não fosse Riga uma das cidades da Europa com mais edifícios de art nouveau. Isto aliado a alguns edifícios de arquitetura medieval e outros com influências soviéticas, faz com que o truque seja mesmo perder-se pelas ruas à descoberta da capital da Letónia. A acompanhar tamanha beleza tem o rio Daugava que torna tudo ainda mais encantador. Se optar por um passeio de barco, vai conseguir ter uma perspectiva única da cidade!
Cracóvia, Polónia
Pensa que a capital da Polónia é Varsóvia? Então pensa muito bem! Mas, em tempos, Cracóvia foi a capital e, até aos dias de hoje, tem uma grande importância histórica. Bem no coração de Cracóvia, encontra Rynek Główny, a praça principal que é uma das maiores praças medievais da Europa, com a imponente Basílica de Santa Maria. O Castelo de Wawel é também uma das principais atrações da cidade, sem esquecer o Bairro Judeu de Kazimierz que é património mundial da UNESCO, onde encontra uma atmosfera única a uma herança judaica mantida na perfeição. Apesar de não ser em Cracóvia, apenas a 1h de carro, pode visitar também o famoso Campo de Concentração de Auschwitz-Birkenau.
Colmar, França
Pequenina, mas com um charme único, Colmar, em França, é uma cidade pouco conhecida, mas verdadeiramente encantadora. Com casinhas muito coloridas de estilo enxaimel, muitas flores, canais e tudo muito bem cuidado e preservado, é normal que aqui se sinta dentro de um conto de fadas! No ar, sente-se romance, magia e uma tranquilidade que encontra em poucos destinos tão fantásticos como este. Colmar é uma espécie de pequena Veneza, com muita influência alemã e um toque francês, onde tudo merece ser fotografado. Colmar faz também parte da famosa rota dos vinhos da Alsácia onde pode – e deve – experimentar os vinhos de produção local.
Helsínquia, Finlândia
Moderna e vibrante são os melhores adjetivos para descrever Helsínquia, a capital Finlandesa! Conhecida mundialmente pela arquitetura inovadora e pelo impacto no design, aqui pode encontrar verdadeiras obras-primas como é o caso, por exemplo, da Capela Kamppi, uma capela de arquitetura moderna, vencedora de prémios, localizada no centro da cidade. A Igreja Temppeliaukio é também uma das atrações principais da cidade e é, nada mais nada menos, do que uma igreja absolutamente única escavada numa rocha, com uma cúpula de cobre que permite a entrada de luz natural. Ainda não se convenceu com estes monumentos? Então, espreite também a catedral, um imponente edifício e marco importantíssimo da cidade, de arquitetura neoclássica que não deixa ninguém indiferente.
Liubliana, Eslovénia
Em Liubliana o segredo é simples: explorar a pé e deixar-se ir! Até porque no centro da cidade, não são permitidos carros. Percorra as ruas estreias do centro histórico, conheça as praças, observe os edifícios coloridos, procure a ponte dos dragões – uma das pontes mais icónicas da cidade, adornada com quatro dragões verdes – e desfrute de tudo com muita calma. Quando estiver cansado de caminhar, aposte num passeio de barco pelos canais ou relaxe no Ljubljana Tivoli City Park, o maior parque da cidade. Liubliana é uma cidade cheia de história, com muitas influências romanas, medievais e barrocas e conquista o coração de todos os que por lá passam.
Utrecht, Países Baixos
Utrech tem algumas semelhanças com a irmã Amesterdão, mas sabe o que tem também? Muito menos confusão e muito, mas muito encanto. Com a arquitetura tradicional dos Países Baixos, Utrech, além de histórica, é também cidade universitária, o que acrescenta muita vida, jovialidade e energia ao dia-a-dia de por quem lá passa ou vive. Com os clássicos canais a serpentear as ruas, um centro histórico único e vários museus, uma das principais atrações é a Dom Tower. Esta é uma das torres de igrejas mais alta do país, de onde consegue ter uma vista excecional sobre a cidade! Isto, claro está, se tiver fôlego para subir os 465 degraus.
Como viu, são várias os locais de que talvez não se lembre na grande parte das vezes, mas que esperam por uma visita sua! É que apesar de estarem fora das listas dos destinos mais populares, têm ambientes incríveis e estão prontos para fazer frente aos grandes clássicos. Da próxima vez que quiser tirar uns dias para uma escapadinha diferente, já sabe! Tem estas 9 cidades, fora do radar, mas espalhadas pela Europa que o vão, garantidamente, conquistar.