Dia Mundial dos Oceanos: 8 dicas para os preservar

Joana Santana / Atualizado a

Os oceanos são parte fundamental do nosso planeta! Ocupam uma área que corresponde a 70% da superfície da Terra e são cruciais para a nossa existência, sendo os responsáveis por 50% do oxigénio que respiramos.

Apesar de terem extrema importância, os oceanos e a vida marinha estão em perigo devido aos comportamentos do ser humano. Como é urgente uma mudança de hábitos e rotinas, neste Dia Mundial dos Oceanos, deixamos-lhe 8 dicas que ajudam a preservar os nossos oceanos.

Reduza os plásticos, dentro e fora de casa

reduzir os plásticos, dicas para preservar os oceanos

plástico é o material que mais polui o oceano! Por isso, é fundamental que haja uma redução do consumo deste material. O plástico está muito enraizado no nosso dia-a-dia, mas com pequenas mudanças, é possível contrariar esta tendência. Em primeiro lugar, evite utilizar produtos descartáveis! Opte por soluções duradouras como é o caso das garrafas de metal ou de vidro, por exemplo, que preservam a qualidade e frescura dos líquidos e que substituem as garrafas de plásticos. Nas compras, utilize os seus próprios sacos – de pano, papel ou de outro material duradouro – e diga não aos sacos de plástico. Prefira também embalagens de papel e, para produtos de utilização única, como pratos, copos, palhinhas ou até cotonetes escolha também as versões de papel.

Preserve as praias e deixe-as melhor do que encontrou

preservar as praias

Conhece aquela expressão “deixar o mundo um lugar melhor do que encontrámos”? Na praia pode fazer o mesmo! Primeiro que tudo, não deixe lixo espalhado pelo areal ou no mar depois de uma visita à praia. No entanto, para ajudar, não precisa ficar só por aqui! Aproveite e recolha algum do lixo que encontrar. Se quiser companhia, são já vários os grupos que organizam iniciativas de recolha de lixo e limpeza das praias de forma voluntária. Junte-se a eles ou junte apenas alguns familiares e amigos e organize um dia dedicado à preservação da praia. No final, coloque o lixo nos contentores certos e separe os materiais recicláveis pelos ecopontos correspondentes.

Consuma peixe e marisco de forma consciente

consumir peixe de forma consciente, dicas para preservar os oceanos

Consumir peixe é bom e saudável, mas sabia que por causa do excesso de consumo são vários os locais do mundo onde existem cada vez menos peixes? Isso acontece porque, cada vez mais, a pesca é feita de forma desregulada para tentar dar resposta à grande procura. E isso é muito prejudicial para o ecossistema sendo responsável pela extinção de várias espécies. Se nada for feito, estima-se que em 2048 possa não haver nada para pescar! Perante este cenário assustador, tente consumir peixe e marisco de forma mais consciente e sustentável. Compre a pescadores locais e tente ter a certeza de que o peixe que vai comprar foi apanhado ou criado em ambiente sustentável.

Contribua para a diminuição da pegada de carbono

reduzir da pegada de carbono

Reduzir as emissões de dióxido de carbono é também um passo importantíssimo a ser dado! O dióxido de carbono além de poluir o ar, polui também os oceanos acidificando a água do mar. Isto resulta na morte de muitas espécies marinhas! Para evitar isso, escolha eletrodomésticos e lâmpadas energeticamente eficientes, reduza as viagens de carro optando por transportes públicos, a pé ou bicicleta, reduza o consumo de energia, opte por fontes de energia mais sustentáveis e faça escolhas mais conscientes no seu dia-a-dia.

Consuma produtos sustentáveis, sempre que possível

consumir produtos sustentáveis, dicas para preservar os oceanos

Além do peixe e do marisco, todos os produtos que consumimos devem ser, idealmente, de origem sustentável. Muitas vezes nem nos apercebemos, mas muitos dos produtos do nosso quotidiano podem prejudicar o oceano e o planeta. E é por isso que é tão importante estar atento aos rótulos! A indústria cosmética, por exemplo, normalmente utiliza nos seus produtos muitos componentes que são prejudiciais para os oceanos. Opte por sabonetes e shampoos sólidos e por cremes e protetores solares que tenham a indicação de “reef safe”, que significa que não fazem parte da sua composição componentes prejudiciais aos corais. Na alimentação, tente sempre optar por opções biológicas e, se possível, tente comprar diretamente ao produtores locais. Ao comprar a ração dos nossos amigos da quatro patas, tenha também a certeza de que todos os ingredientes são ambientalmente responsáveis.

Tenha atenção ao local onde coloca o lixo

coloque o lixo no sitio certo

Já faz reciclagem? Não atira lixo para o chão? Isso já é um começo. No entanto, tenha também atenção a algumas atitudes que podem parecer inofensivas, mas que são muito prejudiciais. Todo o lixo que não é colocado no sítio certo, acaba no mar. Principalmente, tudo o que vai através da canalização e dos esgotos. Por exemplo, o descarte de óleo alimentar causa mesmo grandes danos na vida marinha. O óleo alimentar ao ser introduzido no mar, bloqueia a passagem de oxigénio, o que impede que os raios de sol cheguem às algas marinhas fazendo com que muitas espécies acabem por morrer. Cuidado também com o que coloca na sanita. É que também vai parar ao mar! Nada de cotonetes, beatas de cigarro, nem areia de gatos. A areia dos nossos felinos tem químicos que, no oceano, são perigosíssimos para a vida marinha.

Mantenha-se informado

mantenha-se informado, dicas para preservar os oceanos

A melhor forma de aprendermos sobre o impacto que as atitudes dos humanos estão a ter nos oceanos e o que podemos fazer é ir estudando. Por isso, mantenha-se sempre informado e atualizado! Existem imensos documentários disponíveis que pode ver para perceber melhor a gravidade da situação e para aprender o que pode fazer para ajudar. Acompanhe também as notícias, blogs e páginas nas redes sociais de associações e entre nesta luta por um oceano e planeta mais saudável.

Como percebeu, às vezes, inconscientemente estamos a prejudicar o bem-estar do planeta e, neste caso em particular, dos oceanos. Mas há sempre alguma coisa que podemos fazer, como é o caso destas dicas que partilhámos consigo para ajudar a preservar os oceanos.

Além disso, há também algo mais que pode mudar! Quando viajar, opte por férias mais sustentáveis. Existem várias opções que podem fazer das suas férias, umas férias mais amigas do ambiente. Para isso, nós estamos cá para o ajudar! A TopAtlântico é uma das primeiras agências de viagens, em Portugal, a ser Biosphere Certified“, o que significa que estamos num trabalho contínuo de criar viagens mais sustentáveis e amigas do ambiente.

Fale connosco e marque já a sua!

Todas as imagens neste artigo possuem os devidos direitos de utilização, saiba mais na página Sobre a TopViagens.