Os melhores destinos vinícolas da Europa

Joana Santana / Publicado a

Se é um verdadeiro amante de vinho, certamente que não perderá a oportunidade de, em cada viagem, experimentar o vinho daquele destino. Claro que nem tudo serão boas surpresas, mas existem vários vinhos de renome e aclamados pela sua qualidade, espalhados pelo mundo. Pela Europa, são também várias as regiões dedicadas à produção de vinhos de excelência como acontece em Portugal. Assim, se se quer manter informado sobre que cidades visitar para fazer uma boa prova de vinhos, deixamos-lhe quais os melhores destinos vinícolas da Europa.

Bordéus, França

Bordéus é uma das várias regiões de França com uma ótima herança da cultura vinícola. Mas engane-se se pensa que esta região é só vinhas! São também vários os castelos e chateaux que pode ver. Além disso, Bordéus tem muita história e está muito bem preservada, por isso encontra também uma cidade encantadora que o surpreenderá. São várias as provas de vinhos que pode fazer, no entanto, se for a Saint-Emilion, apenas a 1h do centro, encontrará mais de 5 mil hectares de vinhas consideradas Património Mundial da UNESCO.

Santorini, Grécia

Santorini, Grécia, Os melhores destinos vinícola da Europa

Quando pensamos em Santorini, na Grécia, naturalmente que somos logo remetidos para as deslumbrantes paisagens que fazem deste um dos destinos mais românticos do mundo. Mas a verdade é que Santorini é um dos locais de cultivo de vinhas mais antigos da Europa. Peritos na produção de vinho branco e de vinho doce, os vinhos de Santorini são perfeitos para acompanhar a paisagem de sonho da ilha e a gastronomia local.

Alentejo, Portugal

Alentejo, Portugal

Não é novidade que o nosso Alentejo é um dos melhores locais de produção de vinho. São mais de 250 produtores, com cerca de 22 mil hectares cultivados, que resultam em vinhos de excelência e já reconhecidos pelo mundo fora. São várias as cidades onde é produzido vinho e que são também palco de vários festivais dedicados ao vinho alentejano.

Plovdiv, Bulgária

Plovdiv, Bulgária, Os melhores destinos vinícola da Europa

Plovdiv, na Bulgária, é a maior região vinícola do país. Além disso, recebe anualmente vários festivais relacionados com vinicultura. É no vale do rio Maritsa que, já há mais de 5 mil anos, os produtores locais cultivam as muitas variedades de castas que dão lugar a vinhos de muito boa qualidade. Aliado a isso, Plovdiv consegue também proporcionar uma excelente experiência gastronómica. Afinal, para cada prato terá o vinho perfeito para acompanhar.

Douro, Portugal

Sem dúvida nenhuma que o nosso Douro é um destino obrigatório para amantes de vinho. Na verdade, o Douro é pioneiro na produção de vinho, uma vez que foi a 1ª região demarcada do mundo, há já 267 anos. Com uma paisagem de cortar a respiração, também não nos surpreende que esta região seja considerada Património Mundial da UNESCO. Sempre com o rio Douro a acompanhar as várias encostas e socalcos, os vinhos aqui produzidos são uma referência além fronteiras.

Toscana, Itália

Toscana, Itália

A região da Toscana é uma das regiões mais completas de Itália! Recheada de história, arte, beleza natural, boa gastronomia e claro, ótimo vinho, é certamente uma região de visita obrigatória. A cidade de Montepulciano é o palco de alguns dos melhores vinhos, como, por exemplo, o Vino Nobile de Montepulciano. Aqui pode visitar as vinhas num cenário pitoresco, mas completamente mágico.

Champanhe, França

Champanhe, França, Os melhores destinos vinícola da Europa

Como o próprio nome indica, a região de Champanhe-Ardenne é mundialmente famosa pelo igualmente famoso… champanhe! São vários os museus, adegas e vinhas espalhadas por mais de 30 mil hectares desta região maravilhosa que merece ser explorada. É também possível visitar quintas, fazer visitas guiadas e, claro, provas de degustação.

Eger, Hungria

Eger, Hungria

Apesar de ainda pouco conhecido, Eger é um pequeno paraíso para amantes de vinho, na Hungria. Conhecida também como o Vale da Bela Dama, a cidade de Eger tem muito charme e magia. Com cenários que nos transportam para os anos 80, mas com adegas bastantes modernas, Eger tem vários vinhos premiados, com especial destaque para o Egri Bikavér e Egri Csillag.

Catalunha, Espanha

Catalunha, Espanha, Os melhores destinos vinícola da Europa

A região da Catalunha, além de paisagens maravilhosas e cidades incríveis, tem também um clima mediterrâneo que se torna perfeito para a produção de vinho. Por isso, esta região tem ínumeras zonas vinícolas! Existem vários passeios, tours e degustações que podem ser feitas, bem como vários festivais, aulas de harmonização e até tratamentos de vinoterapia onde são usadas as propriedades das uvas e do vinho de forma benéfica para a saúde.

Piemonte, Itália

Piemonte, Itália

Piemonte é uma cidade de montanhas no noroeste de Itália. Cercada em três lados pelos Alpes, tem para oferecer uma paisagem quase idílica, que cria um cenário que parece retirado de um quadro. São várias as colinas cultivadas com vinhas que, posteriormente, se transformam em vinhos tintos de referência. Apesar de o tinto ser o rei dos vinhos de Piemonte, aqui também são produzidos alguns vinhos brancos e espumantes.

Vale de Rhone, França

Vale de Rhone, França, Os melhores destinos vinícola da Europa

Vale de Rhone é outra região encantadora de França. Com terreno montanhoso, as vinhas crescem nas margens do rio Ródano. Um dos vinhos mais conhecidos da região é o Vin du Pape (vinho do papa), nome com origem no século XIV, quando um papa se mudou para Avignon. A partir daí, a região de Vale de Rhone passou a produzir esse vinho que rapidamente ganhou fama.

Ístria, Croácia

Ístria, Croácia

Na península de Ístria, na Croácia, são várias as características naturais que fazem com que esta região seja perfeita para a produção de vinho. As uvas têm garantia de óptima qualidade e tudo isso graças à posição dos terrenos, à qualidade do solo e ao clima. Além disso, a grande diferença entre a temperatura diurna e a temperatura noturna ajudam na intensificação do sabor das uvas que se reflete no vinho.

Quer seja pelo seu solo, clima ou técnica de produção, estes são os melhores destinos vinícolas da Europa. No entanto, seja apenas um apreciador, um verdadeiro produtor ou até um sábio enólogo, os destinos que lhe falámos são sempre aconselhados, nem que seja para passar uns bons momentos em família, em trabalho, com amigos ou a dois. Até porque, além da boa companhia, o que é que combina melhor com uma viagem a um destino incrível? Um ótimo vinho, claro!