Passe um Carnaval inesquecível em Salvador

Top Atlântico / Atualizado a

Existem vários lugares especiais onde celebrar o Carnaval, alguns deles já aqui recomendados para as suas férias deste ano, onde o Rio de Janeiro se destaca por ser a terra do Samba. Hoje trazemos-lhe uma cidade igualmente especial: Salvador, ou São Salvador da Bahia de Todos os Santos, situada no pitoresco nordeste brasileiro.

Que bom você chegou, chegou
Tava te esperando
Coração chamou, chamou
Vem pra cá voando
Chega mais pra perto
Tudo vai dar certo
Vem pra balançar

Carnaval de Salvador – Saulo Fernandes

Sendo uma das cidades mais conhecidas do Brasil, com um ambiente de boa disposição, excelente gastronomia, rica em património cultural e em artesanato típico, é obviamente um destino a considerar para o seu Carnaval. Venha connosco partir à descoberta das principais atrações da “Capital da Diversão”, como é apelidada.

Visitar o bairro do Pelourinho

Carnaval Salvador

Este emblemático bairro fica no centro histórico de Salvador, onde se concentra a maioria das atrações da cidade. Os escravos eram aqui castigados no período da escravidão, mas dessas memórias “restam” agora casas coloridas do estilo colonial, centros culturais, comércio, uma praça e restaurantes onde saborear a típica comida baiana. Aqui encontrará ainda a Fundação Casa de Jorge Amado em memória deste famoso escritor.

Conhecer o Monumento da Cruz Caída

Carnaval Salvador

Em pleno final de tarde, recomendamos uma ida até ao local da antiga Catedral da Sé Primacial do Brasil que foi demolida em 1933, para assistir ao pôr-do-sol no Monumento da Cruz Caída. Inaugurado em 1999, pelo aniversário dos 450 anos de Salvador da Bahia.

Experimentar o Elevador Lacerda

Carnaval Salvador

Tendo sido fundada sobre uma falha geográfica com cerca de 75 metros, a cidade acabou por “ganhar” dois níveis (a Cidade Baixa e a Cidade Alta), os quais são ligados pelo Elevador Lacerda desde 1873. Atualmente, além de servir os residentes, permite aos turistas apreciarem as vistas panorâmicas da Baía de Todos os Santos, considerada a maior do país e a segunda maior do mundo.

Deslumbrar-se com o Nosso Senhor do Bonfim

Carnaval Salvador

Construída em 1772, a famosa Igreja de Nosso Senhor do Bonfim está coberta de azulejos portugueses do século 19 que embelezam a fachada. Porém, a grande beleza encontra-se no seu interior, entre a decoração neoclássica e as imagens do Nosso Senhor do Bonfim e da Nossa Senhora da Guia, ambos provenientes de Portugal.

Aproveite a visita e alinhe na tradição de amarrar uma fitinha colorida no pulso, com três nós que equivalem a três pedidos.

Apreciar a vista do Farol da Barra

Carnaval Salvador

Serviu de proteção para ataques invasores com os seus 22 metros de altura, algures no século 17, mas hoje é um local bastante procurado por outros motivos. Situado no Forte de Santo António da Barra, onde existe o Museu Náutico cuja visita recomendamos, o farol encontra-se aberto para visitas.

Tem uma praia de águas translúcidas com o mesmo nome onde poderá apreciar banhos de mar e de sol, um ‘calçadão’ onde passear e conviver com os locais e permite uma outra perspetiva sobre a Baía de Todos os Santos. É também aqui que se iniciam os festejos do Carnaval, mais precisamente com o circuito Barra – Ondina.

Divertir-se a sério no Carnaval de Salvador

Entre o final de fevereiro e início de março, todos os caminhos vão dar ao Carnaval de Salvador da Bahia, festejado em três principais circuitos: Dodô (Barra – Ondina), Osmar (Campo Grande – Avenida Sete) e Batatinha (Centro Histórico).

Considerado por muitos como o melhor do mundo, chega a atrair mais de 1 milhão de turistas. Pelo menos, é garantido que o ritmo e a música, o ambiente e as paisagens, valem por uma experiência inesquecível. As ruas enchem-se de foliões, cores, trajes, danças e uma energia contagiante, típica da cultura brasileira.