Experiências / Lifestyle

Top 3 percursos imperdíveis para pedalar Portugal

Share this post

Há cada vez mais formas de viajar – de comboio, estilo roadtrip, ou a pé.

Pedalar é mais uma bela maneira de desbravar caminho e conhecer o nosso país.

Ao comando da sua bicicleta poderá explorar novos territórios em profundidade. Embrenhar-se na natureza ou ir lado a lado com o mar, a escolha é totalmente sua, o que a torna uma viagem extremamente pessoal. Este é um tipo de viagem em que a meta é simultaneamente lugar de destino geográfico e um troféu cheio de histórias.

Em resumo: viajar é como andar de bicicleta, é enriquecedor.

Neste artigo partilhamos alguns percursos especiais para que comece já a preparar as suas próximas aventuras.

1 – Ecopista do Dão, a maior ecopista de Portugal

Extensão total: 49,2km

Falar da Ecopista do Dão é falar de um percurso de descoberta, onde pedalar é muito mais do que exercício – é uma experiência imersiva.

Fonte: ecopistadodao.pt

Passamos a explicar. Este percurso tem na sua origem a Linha Férrea do Dão, algo que não é apenas interessante enquanto curiosidade como marca fisicamente o próprio trajeto. Por aqui poderá observar umaantiga locomotiva a vapor e estações de comboio extremamente bem preservadas, numa espécie de museu a pedal.

Fonte: ecopistadodao.pt

A compor o cenário vintage conte com a companhia sempre tranquila das Serras da Estrela e do Caramulo e dos rios Dão e Mondego e ainda diversas vinhas, bem como pelourinhos, solares e até igrejas medievais.

Fonte: ecopistadodao.pt

2 – Ecopista do Rio Minho, uma via verde para a diversidade natural

Extensão total: 40km

Este percurso nasceu de um antigo troço ferroviário que fazia a ligação entre Monção e Valença, bem como caminhos secundários em Caminha e Vila Nova de Cerveira. No entanto, são os encantos naturais do Minho que estão em evidência neste trajeto.

Fonte: portuguesetrails.com

Pedalar aqui é desligar-se do caos urbano, envolvendo-se entre vinhedos, a frescura do rio Minho e a imensa diversidade de fauna e flora.

Muitas aves – devido às excelentes condições ambientais – fazem os seus voos por aqui, sendo um magnífico local para avistar garças ou guarda-rios, bem como – no caso de mamíferos – lontras e martas.

Fonte: portuguesetrails.com

Esta ecopista foi considerada a 3ª melhor via verde da Europa pelo European Greeway Award.

3 – Via Algarviana, pelo coração do Algarve

Extensão total: 300km

Fonte: portuguesetrails.com

Já aqui falámos que o Algarve não é só praia, e a Grande Rota prova-o bem. Mas atenção: este percurso é destinado apenas aos mais aventureiros! No total são 300km – do Cabo de São Vicente a Alcoutim – repartidos por várias etapas que poderá fazer de BTT ou a caminhar.

Fonte: portuguesetrails.com

Penetrar neste algarve interior é sensacional e revitalizante. Explore as aldeias tradicionais de Salir, Benafim e Alte, maravilhe-se com a Serra de Monchique e as suas águas refrescantes, e descanse o olhar em miradouros naturais, como o da Picota ou da Foia.

Comece por experimentar um percurso mais curto e vá à viagem. Esta é uma forma de quebrar a rotina, ganhar maior confiança e observar o verbo viajar de um ângulo diferente – totalmente seu.

ver oportunidades top em portugal

 

Artigos relacionados