Os melhores locais no mundo para viver o Halloween

Joana Santana / Atualizado a

O Halloween é uma das festas mais populares do mundo e é uma festividade repleta de várias tradições. Inicialmente com mais adesão nos Estados Unidos da América, depressa se espalhou para outros países e conquistou miúdos e graúdos. Apesar da tradição ter uma conotação assustadora, é repleta de criatividade, muita animação e claro… muitos doces! Se é fã deste dia, fique a saber quais os melhores locais do mundo para viver o Halloween.

Nova Iorque, EUA

Nova Iorque, Estados Unidos da América, Os melhores locais no mundo para viver o Halloween

Em época de Halloween, a cidade que nunca dorme transforma-se num verdadeiro palco onde milhares de pessoas se mascaram para sair à rua e decoram as suas casas e montras de estabelecimentos. O principal evento é o desfile de Greenwich Village que chama milhares de pessoas – participantes e espectadores. Por toda Nova Iorque existem também várias festas temáticas em restaurantes, bares ou em casas privadas. Além disso, são também organizados alguns passeios assombrados onde são explorados locais famosos por aparentes atividades paranormais e histórias de fantasmas.

Salem, Massachusetts, EUA

Salem, Massachusetts, Estados Unidos da América, Os melhores locais no mundo para viver o Halloween

Desde o século XVII que Salem é famosa pelos julgamentos a bruxas, por isso, naturalmente que aqui o Halloween se tornou icónico com o passar dos tempos. Por levar esta data tão a sério, é realizado o Festival de Halloween de Salem durante todo o mês de outubro, que inclui vários eventos, desfiles, feiras de rua, passeios assombrados, exposições de arte e música ao vivo, sessões de filmes de terror ao ar livre e concursos de máscaras. Por ser uma cidade com muitas lojas de produtos isotéricos e com ligação ao oculto, nesta época, essa lojas organizam também eventos especiais com cerimónias mágicas e leituras de tarot.

Londres, Inglaterra

Londres, Inglaterra, Os melhores locais no mundo para viver o Halloween

Embora o Halloween não esteja tão enraizado em Inglaterra como nos Estados Unidos, por exemplo, Londres adotou a celebração de forma efusiva, criativa e muito animada! Por todo o lado existem festas pela noite fora, decoradas a rigor e onde ninguém deixa a máscara em casa. O bairro de Shoreditch, em particular, tornou-se famoso por ter festas de Halloween bem extravagantes. Os passeios assombrados também são prática comum em Londres, bem como a exibição de peças de teatro de terror, estreias de filmes de terror, museus com experiências especiais e bairros decorados com abóboras e outras decorações de Halloween.

Transilvânia, Roménia

Castelo do Drácula, Transilvânia, Roménia

Se falamos em Halloween e em bruxas, falamos também em vampiros. E se falamos em vampiros, obrigatoriamente que temos de referir o vampiro mais famoso de todos. E não, não estamos a falar da personagem Edward na saga Twilight, mas sim no icónico Drácula! Por isso mesmo, a terra do Drácula é o lugar certo para celebrar o Halloween. O Castelo de Bran é o epicentro dos festejos na Transilvânia e é todo decorado, servindo de palco para festas temáticas, passeios assombrados e vários eventos noturnos. Existem ainda alguns restaurante que apostam em pratos e bebidas temáticas. Algumas pessoas optam também por fazer visitas a cemitérios e túmulos famosos na região ou por fazerem fogueiras e lançarem fogo de artificio.

Nova Orleães, Louisiana, EUA

Nova Orleães, Louisiana, Estados Unidos da America, Os melhores locais no mundo para viver o Halloween

Aqui não se ouve só boa música! E se em Nova Orleães há festa todo o ano, o Halloween não poderia passar despercebido. O principal evento é Krewe of Boo Parade, um desfile de rua com carros alegóricos, bandas de música e toda a gente mascarada. Espalhadas pela cidade não faltam também as tradicionais festas em bares e restaurantes, os passeios assombrados e claro, muita música e concertos, sendo que neste dia várias bandas locais aproveitam para tocar músicas mais relacionadas com zombies, vampiros e fantasmas.

Cidade do México, México

Halloween, Cidade do México, México

Embora o Dia dos Mortos seja a festa mais importante no México, a Cidade do México também abraça o Halloween de forma intensa! Na verdade, existe uma fusão das duas tradições o que cria uma experiência única de festa e homenagem aos mortos e que se reflete numa celebração com muita cor e alegria. Aqui o sentimento não é de terror, mas sim de celebração da vida e dos mortos. Uma das tradições mais importantes do Dia dos Mortos é fazer oferendas em altares nas casas, cemitérios e locais públicos e a junção de família e amigos para que possam honrar os seus antepassados.

Dublin, Irlanda

Dublin, Irlanda, Os melhores locais no mundo para viver o Halloween

Reza a lenda que a origem do Halloween recua até aos povos celta e à Ilha Esmeralda, aquela que atualmente é conhecida como Irlanda. Por isso, em Dublin a celebração do Halloween é levada muito a sério e é parte importante da cultura irlandesa. Durante o mês de outubro realiza-se o Festival de Bram Stoker, em homenagem ao autor de “Drácula” e inclui vários eventos literários, palestras e até um baile de máscaras. Os pubs e bares enchem-se de decorações e organizam várias festas que atraem centenas de pessoas. São também realizados vários concursos de esculturas de abóboras e o parque St. Stephen’s Green é todo iluminado com lanternas feitas de abóboras esculpidas.

Todos os anos, a 31 de outubro, as tradições de halloween saem à rua e este ano não é exceção! Se quer celebrar ao máximo este “dia das bruxas” já sabe quais os locais do mundo onde melhor se celebra o halloween. Cá por Portugal, já começam também a haver algumas festas e festejos, e existem, inclusive, alguns locais que se consideram assombrados. Seja qual for a sua escolha, prepare a sua melhor máscara, treine o “doce ou travessura?” e divirta-se muito neste halloween!