5 passeios em família no Outono

Mariana Soares / Atualizado a

Antes de tudo, há que concordar que no outono os passeios em família têm outro sabor. Temperaturas mais amenas pedem atividades ligadas à natureza, permitindo pais e filhos conhecerem o que de melhor temos em Portugal.

passeios em família

Assim, se quer planear um fim-de-semana diferente, conheça 5 passeios em família que poderá fazer este outono em no nosso país.

Norte

Apostar num passeio ligado à conservação da natureza é sempre uma ótima ideia. Assim sendo, visite o Parque Biológico de Gaia, uma reserva protegida situada no vale do Rio Febros, nas freguesias de Avintes e Vilar de Andorinho em Vila Nova de Gaia. Aqui poderá encontrar animais e plantas de várias espécies mantidos nos habitats naturais. Uma experiência amiga da sustentabilidade para miúdos e graúdos.

Parque Biológico de Gaia

Centro

Quem não gosta de uma boa dose de Dinossauros? Faça as delicias dos mais pequenos e leve-os a percorrer a Rota dos Dinossauros na Lourinhã, visitando o Dino Parque, onde terá contacto com réplicas de espécies da era jurássica. Não vai querer perder uma fotografia com o T-Rex.

Dino Parque

Todavia, se preferir aliar uma época medieval com atividade físicas, no Parque dos Monges em Alcobaça, poderá pôr em prática o seu plano. Com atividade de arborismo (que são sempre as preferidas dos mais novos) poderá visitar também a Quinta Pedagógica para uma experiência imersiva na natureza.

Parque dos Monges

Imagine um passeio no reino encantado! Em Sintra, para além da enorme mancha verde de floresta, a história e mitos marcam esta região. Se é amante de atividade, a Serra de Sintra é incontestavelmente um pequeno paraíso para todos os amantes da natureza e das caminhadas com percursos pedestres devidamente marcados. Já os seus palácios, tirados de um conto de príncipes e princesas, são o cenário ideal para uma boa fotografia. Visite a Quinta da Regaleira e delicie-se com os travesseiros e queijadas de Sintra.

palácio de sintra

No Centro, poderá ainda fazer a rota das Aldeias de Xisto. Conhecidas pela sua aparência peculiar e pela sua herança milenar, poderá viver em família um descobrir de raízes e de património nacional e locais património da Humanidade, classificados pela Unesco, cenários que encerram uma história única e um encanto muito especial. Poderá, então, optar por fazer trilhos (não muito longos) e conhecer de forma mais aprofundada as aldeias. Piodão, Talasnal, Dornes, Lousã, muitas são as localidades ricas em aldeias de xisto.

Sul

Por fim, rumamos a Sul. Aproveite o Verão de S. Martinho em Tavira e, se apanhar temperaturas boas, poderá ainda dar um mergulho nas belas praias do Algarve. Assim, esta região oferece uma opção balnear que se alarga da primavera ao outono.

outono em tavira