Aproveite o feriado do 15 de agosto para uma escapadinha

Top Atlântico / Atualizado a

Por tradição, o mês de agosto continua a ser o preferido para tirar férias, aliando o bom tempo às festas e romarias que animam as noites em cada cidade, vila e aldeia do nosso país. Fique a conhecer a nossa sugestão para o feriado do 15 de agosto.

festas populares do 15 de agosto

Com o feriado do 15 de agosto, no qual se celebra a Assunção de Nossa Senhora, surge a oportunidade de fazer uma escapadinha. Há quem goste de ir para locais junto a praias fluviais, fazer turismo rural na tranquilidade do campo, fazer um city break ou até mesmo ir até algumas das cidades europeias mais famosas e próximas.

Mas se optar por ficar por cá, o melhor será aproveitar as romarias e festas religiosas que acontecem de norte a sul. Eis algumas recomendações.

No Gerês – local de eleição para o romance, a Romaria em honra de São Bento da Porta Aberta acontece de 10 a 15 de agosto. Nestes dias, além da grande movimentação de peregrinos, há festa com direito a muita música.

feriado do 15 de agosto

Na região do Douro, mais precisamente em Vila Nova de Gaia, do outro lado do Porto, a Festa da Nossa Senhora da Saúde acontece no dia 15 e traz consigo uma procissão, música popular e gastronomia local como a sardinha assada, o caldo verde e a broa, num evento que reúne as gentes locais e dá as boas-vindas a quem queira participar.

Descendo até Setúbal, o programa estende-se às Festas de Nossa Senhora do Rosário de Tróia que decorrem na freguesia de S. Sebastião de 11 a 13 de agosto. Além de um concurso de barcos engalanados, haverá um círio fluvial a ligar as duas margens do rio Sado, arraial, baile e fogo de artifício na praia, além da constante animação musical à noite.

Festas de Nossa Senhora do Rosário de Tróia

Chegando ao Alentejo, encontraremos Nisa em Festa de 10 a 13 de agosto. Um programa que conta com a melhor gastronomia das tasquinhas e restaurantes locais, assim como uma exposição e venda de produtos regionais, o 4º Concurso do Bordado Antigo e a mostra do melhor artesanato do Norte Alentejano. Conheça a programação aqui.

nisa em festa

Indo um pouco mais para os lados da Ilha da Madeira, vale a pena participar nas Festas de Nossa Senhora do Monte, no Funchal entre os dias 14 e 15 agosto. Uma das mais importantes festas da Madeira, celebra-se todos os anos com romarias, missas e procissões, gastronomia típica e os habituais cantares tradicionais.

Festas de Nossa Senhora do Monte