Cruzeiros / Lifestyle

Férias em Portugal | Conheça todas as Vantagens

Share this post

Fruto da Pandemia, ou não, a verdade é que os portugueses estão cada vez mais a preferir passar Férias “cá dentro” ao invés de viagens para o estrangeiro. Se antes, férias no próprio país era quase como se não fossem consideradas Férias, hoje em dia é uma realidade bem presente e cada vez mais popular.

Vamos começar então pela capital. A cidade de Lisboa é um dos principais pontos de atração de Portugal, oferecendo diariamente uma variedade de eventos e atividades, para além da cultura e beleza da suas 7 colinas.

Mais a Norte, e com os olhos na Invicta, com o seu estilo irreverente e alternativo, continua também a fazer frente à capital e, na opinião de muitos, a superá-la. No Minho, o Gerês e os seus encantos, temos ainda Braga (a Roma Portuguesa), uma cidade com uma grande herança cultural, patrimonial e religiosa que em 2021 foi considerada o Melhor Destino Europeu. E claro, Trás-os-Montes e o Vale do Douro, com o rio a serpentear pelas vinhas do Vinho do Douro oferencendo vistas inigualáveis.

Já a Sul, o Algarve continua a ser o “Allgarve” que tantos curiosos e portugueses atrai todos os meses, principalmente na chamada época alta, quando muitas vezes se ouve mais o inglês do que o português nas belas praias.

Mas antes de lá chegar, ainda passamos pelo Alentejo, terra onde não falta o que fazer e que tanto nos encanta. Do Interior com as suas planicies pinceladas pelos sobreiros até à Costa Vicentina, rota com praias e trilhos à beira-mar que fazem deste destino, turistas fieis todos os anos.

Quer pela costa atlântica de excelência, tão procurada durante a época balnear, quer pela cultura milenar que se encontra espalhada de Norte, Centro e Sul de Portugal, motivos para visitar este pequeno cantinho da Península Ibérica não faltam.

Nem só do Continente, Portugal é feito. Quis a história que em pleno Oceano Atlântico, nos presentea-se com 2 arquipélagos de beleza sem igual. A Madeira com a praia dourada da ilha de Porto Santo, destino escolhido por quem ama praia e águas quentes e cristalinas e a lindissima Ilha da Madeira com as suas maravilhas naturais e não só.

Já mesmo no meio do Atlãntico, 9 ilhas nasceram e formam o Arquipélado dos Açores. Qual delas a mais bonita e encantadora? é dificil escolher. Se procura a Natureza em estado puro, é aqui que encontra.

Fique a conhecer todas as vantagens de optar por Férias em Portugal:

1. O SOL E O MAR

Portugal é dono e senhor de uma localização privilegiada em relação à maior parte dos países europeus. As temperaturas amenas e a costa que ultrapassa os 900 km, a diversidade de paisagens faz com que o país seja procurado pelos entusiastas de sol e areia. O Algarve foi distinguido pelo World Travel Awards como o melhor destino de praia da Europa.

Os que preferirem agitação e movimento podem optar pelas areias algarvias. Quem gostar mais de praias desertas e calmas pode optar pela, menos movimentada, costa alentejana. Se, por outro lado, a sua intenção é o Centro e o Norte visite as praias de água ligeiramente mais fria mas de tamanha beleza e largos areais.

2. SURF

As praias portuguesas não são procuradas apenas por quem quer relaxar a apanhar banhos de sol. Uma das vantagens de usufruir de uma longa costa marítima é a existência de uma excelente área para praticar surf.

Em Portugal, poderá encontrar qualquer tipo de onda, desde ondas em tubo em Peniche, as ondas gigantes na Nazaré e as mais longas ondas de toda a Europa, na Figueira da Foz e ainda mais perto da capital, Lisboa, o Guincho. Ainda assim, um surfista que vem a Portugal e não passa pela Ericeira não sabe o que está a perder. É lá que se situa a 1.ª reserva de surf da Europa e a 2.ª do mundo.

3. GOLFE

Portugal tem-se afirmado no golfe, onde até já foi vencedor do World Golf Awards, mas já antes disso atraía estrangeiros e portugueses desejosos de aproveitar as férias para jogar. A temperatura agradável e o mar ao longe criam belas paisagens naturais trabalhadas por arquitetos de renome, como Robert Trent Jones, Rocky Roquemore, Sir Henry Cotton e Arnold Palmer.

4. PATRIMÓNIO MUNDIAL

Aerial view of Palácio da Pena – Sintra, Lisboa, Portugal – European travel, Horizontal

Portugal está repleto de muitos momentos históricos onde encontramos verdadeiras relíquias, de Norte a Sul. Desde a presença ainda viva do Império Romano em espaços como Conímbriga, às fortalezas que presenciaram a conquista da Península Ibérica. Outros espaços como o Castelo de Guimarães, o Convento de Cristo em Tomar, o Mosteiro da Batalha, a Torre de Belém e o Palácio Nacional da Pena são em si fragmentos da história de Portugal e, naturalmente, do mundo. Estes patrimónios chegaram a ser distinguidos como Património Mundial pela UNESCO. As paisagens do Alto Douro Vinhateiro, de Sintra, o Fado e o Cantar Alentejano também são Património Mundial.

5. GASTRONOMIA

A comida portuguesa prima pelo sabor e pela tradição. As iguarias portuguesas são ideais para quem gosta de comer bem e apreciar um bom petisco. De Norte a Sul, do Interior ao Litoral, Portugal está preenchido de restaurantes onde se come bem e a preços baratos. A proximidade com o mar faz com que haja peixe fresco e marisco todos os dias, a herança rica em costumes do interior proporciona-nos comida de conforto, com doçaria ímpar.

Para boa comida, só poderia pedir bom vinho. Para acompanhar um prato típico português, não pode faltar um vinho nacional, das melhores colheitas das nossas vinhas de Norte a Sul, que ajudam a digerir os pratos mais pesados, com um toque de tradição mediterrânica e o uso recorrente de frutas e vegetais. Para os que preferem snacks e lanches, Portugal é também Rei nos petiscos, nomeadamente enchidos, fumados e queijos que são uma imagem de marca do interior do país.

6. A Natureza

Das montanhas imponentes às vastas planícies, das praias de areais sem fim onde as ondas se desfazem lentamente à costa recortada banhada pelo oceano impetuoso, o país tem uma natureza ímpar. E há ainda as ilhas da Madeira e dos Açores, verdadeiros oásis de calma, tranquilidade e verde em pleno Atlântico, com vegetação luxuriante, vulcões extintos e grutas repletas de esculturas naturais. Onde quer que se esteja, podemos contar com a presença do sol que brilha o ano inteiro, tornando o clima ameno, ideal para desfrutar da natureza e do ar livre. Pode tirar umas férias mais sustentáveis voltadas para a natureza e aproveitar para conhecer o nosso país em passeios de observação e contemplação, ou com muita adrenalina, em desportos e atividades radicais, no Douro e Foz Côa, ou conhecer os Trilhos Fluviais e o Rio Vouga ou até mesmo ir a Viana do Castelo e passear pelo Geoparque Litoral … locais e ideias não faltam. A Top Atlântico + Planeta tem vários programas dedicados a umas férias sustentáveis em contacto com a Natureza, com momentos mais inesquecíveis para criar as melhores recordação de férias.

Opte por férias no nosso país e aproveite a riqueza cultural, gastronómica, patrimonial e natural do nosso país.

MARCAR FÉRIAS EM PORTUGAL

Artigos relacionados