Destinos na Europa para um detox digital

Joana Santana / Atualizado a

Cada vez mais estamos 100% ligados ao meios digitais! Sendo no trabalho, na vida pessoal e até no lazer. Esta hiperconexão pode levar a um aumento de stress, perda de foco e produtividade e um cansaço maior. No entanto, é possível fazer uma pausa nesta rotina digital, nem que seja apenas por alguns dias!

Se uma das melhores formas de libertarmos a cabeça e relaxarmos é viajar, então queremos propor-lhe um desafio: juntar o útil ao agradável e a fazer um detox digital enquanto viaja. Sabemos que, por vezes, pode ser difícil desligar o “interruptor”, mas com os destinos certos, nem se vai lembrar do email ou das redes socias. Prometemos! Na verdade, o ideal é que sejam destinos calmos, longe de muita confusão, destinos de praia ou de campo, retiros, cidades mais pequenas, mais rurais… Por isso, temos opções para todos os gostos!

Posto isto, descubra connosco os melhores destinos na Europa para fazer um detox digital que, temos a certeza, que se transformará numa viagem verdadeiramente inesquecível.

Monte Isola, Itália

Destinos na Europa para um detox digital

Localizada na região da Lombardia, na Itália, Monte Isola é uma ilha no Lago Iseo. Além da sua incrível beleza natural, com paisagens pitorescas e uma tranquilidade que paira no ar, Monte Isola é livre de carros! Aqui, praticamente todos se deslocam a pé, de bicicleta ou de barco. Em Monte Isola vai, sem dúvida, sentir uma grande conexão com a natureza e com um estilo de vida mais tradicional! Assim, aproveite para explorar as ruelas com as casinhas coloridas de pescadores, interagir com os locais e subir ao Santuário della Madonna della Ceriola para uma vista sobre o Lago Iseo de tirar o fôlego.

Jūrmala, Letónia

Destinos na Europa para um detox digital

Perfeita para recarregar baterias, Jūrmala é uma cidade no litoral da Estónia cheia de charme! Conhecida pelas praias de areia branca e fina que se estendem por toda a costa, a cidade tem também vários parques, áreas naturais e uma arquitetura única, sobretudo ao estilo de Art Nouveau. Passear pelas ruas de Jūrmala a descobrir cada pormenor arquitetónico, mergulhar numa das praias do mar Báltico ou fazer um piquenique à sombra de uma árvore dos vários parques são, decerto, escolhas ideais para desacelerar. No entanto, Jūrmala é também conhecida pelos seus incríveis spas e tratamentos relaxantes e terapêuticos. Recorrendo a águas minerais naturais e à lama do Mar Báltico, não saia de lá sem experimentar, pelo menos, uma massagem!

Ilha do Faial, Açores

ilha do faial, açores

O nosso incrível arquipélago dos Açores já dispensa apresentações e, sobretudo, justificações para uma visita. Apesar de todo o arquipélago ser perfeito para um verdadeiro detox digital, hoje, recomendamos-lhe uma das ilhas mais bonitas deste arquipélago, a Ilha do Faial! Com uma infindável ligação com a natureza a cada passo que damos, no Faial encontra um refúgio de todo o stress do dia-a-dia, mas mantendo a familiaridade de continuar em Portugal, na companhia dos nossos queridos e tão amáveis faialenses. Ponha os gadgets digitais de lado e mergulhe a fundo nas paisagens e atividades do Faial!

Nin, Croácia

Na costa da Croácia, encontramos Nin, uma cidade histórica famosa pelas propriedades medicinais do iodo! Em Nin, as praias são de areia branca, água cristalina e pedem (muitos) mergulhos. Já o incrível centro histórico, pede que nos percamos pelas estreitas ruas com casas de pedra e monumentos históricos. Com uma grande importância cultural para a cidade, Nin possui salinas que datam da época dos romanos e que merecem, completamente, uma visita. O maior cartão de visita da cidade é o poderoso iodo encontrado em áreas pantanosas ao redor da cidade, o que atrai imensos visitantes que chegam à procura de tratamentos para doenças reumáticas e dermatológicas.

Mulranny, Irlanda

Destinos na Europa para um detox digital

Mulranny fica naquela que é considerada uma das rotas mais espetaculares da Irlanda, a Wild Atlantic Way. Esta é uma pequena e encantadora vila, muito escolhida por quem procura uns dias de paz com uma paisagem deslumbrante e praias de areia dourada. Conhecida pelas rotas de bicicleta, este pequeno pedaço de tranquilidade é para ser explorado ao ar livre, sobre duas rodas ou fazendo uma caminhada pelos vários trilhos. Se ficar a observar aves é uma das suas formas preferidas para desconectar do mundo digital e até do stress, então esta cidade é perfeita devido à variedade de espécies que pode encontrar. Caso nunca tenha experimentado, há sempre uma primeira vez!

Durbuy, Bélgica

Durbuy, Bélgica

Frequentemente chamada de “a cidade mais pequena do mundo“, Durbuy é também considerada uma das cidades mais bonitas da Bélgica. Com apenas pouco mais de 11 mil habitantes, toda a cidade tem uma atmosfera medieval, com uma arquitetura tradicional que a transforma num verdadeiro refúgio. Apesar de não ser público, uma das presenças mais imponentes de Durbuy é o castelo, conhecido como Château de Durbuy. Cercada de colinas e florestas, são vários os trilhos e ciclovias delineados para caminhadas e passeios de bicicleta que permitem explorar a natureza desta cidade e desfrutar da tranquilidade.

Skagafjordur, Islândia

Skagafjordur, Islândia

Sem sombra de dúvidas que se queremos desligar de tudo e fazer uma imersão completa na natureza, a Islândia é o destino a escolher! Para este detox digital, recomendamos Skagafjordur. De uma beleza natural quase inacreditável, esta é uma região muito rica com montanhas imponentes, vales verdejantes, cascatas, rios, praias de areia preta e muita vida selvagem, como é o caso dos famosos cavalos islandeses. Skagafjordur é uma cidade perfeita para simplesmente deambular, respirar fundo e absorver tudo à sua volta sem sequer pensar se haverá wi-fi disponível. Naturalmente que um verdadeiro must do desta viagem são também os famosos banhos geotérmicos onde poderá relaxar nas águas termais quentes islandesas.

Kuldīga, Letónia

Conhecida pelo seu charme medieval, com um centro histórico muito bem preservado, Kuldīga na Letónia, é um local onde não vai sentir falta de qualquer rede social. As ruas fá-lo-ão sentir-se num livro! Entre os edifícios coloridos, os pormenores arquitetónicos e as praças encantadoras, a tranquilidade que se sente no ar é o principal destaque. Já pela natureza, a Cascata Venta (a mais extensa queda de água da Europa), é uma das maiores atrações desta cidade e conta ainda com uma ponte de pedra que atravessa o meio da cascata.

Goierri, Espanha

Destinos na Europa para um detox digital

No interior do País Basco, em Espanha, está um pequeno segredo que partilhamos consigo: Goierri. Composta por várias cidades e aldeias, encontra uma mistura de beleza natural com muita cultura. No meio das montanhas, os cenários naturais são absolutamente impressionantes! Rios, vales, colinas, florestas. Bem no meio da natureza consegue desconectar-se do mundo e só viver o ambiente calmo que esta região tem para oferecer. Ideal para caminhadas, atividades ao ar livre e passeios de bicicleta, encontra também uma arquitetura muito tradicional e inúmeros monumentos para explorar.

Tournus, França

tournous, frança

Em Borgonha, no leste de França, pode encontrar Tournus, uma cidade incrível para explorar a beleza rural francesa. Com uma ponte de pedra a atravessar o rio Saône, tem o cenário perfeito para apreciar toda a paisagem! Tournus é uma cidade tranquila e charmosa, perfeita para descontrair pelas zonas vinícolas. Num ambiente campestre, não faltam obras arquitetónicas para se deslumbrar e esquecer que os telemóveis existem. É só mesmo relaxar, passear sem pressa e, claro está, provar o vinho típico desta região!

Depois de ler as nossas sugestões, já está cheio de vontade de pôr o computador na gaveta, o telemóvel no silêncio e passar uns dias simplesmente a passear sem influências do meio digital? Então, está mais do que na hora de marcar uma viagem. Seja ela para que parte do mundo for, mas se pretender algo mais calmo, já sabe que estas são as nossas sugestões de destinos na Europa perfeitos para fazer o seu detox digital!